Visita – Ivan Bernadelli, Pesquisador de Danças Brasileiras e Coreógrafo
No dia 26/02, recebemos em nossa sede o coreógrafo e professor Ivan Bernardelli (@ivanbernardelli), que ministrou uma aula especial para os bailarinos da Cia Ballet Paraisópolis, abordando a dança contemporânea com base nas danças brasileiras. A aula desenvolveu dinâmicas, espacialidades, ritmos e musicalidades com foco no corpo e movimento, através de manifestações como o frevo, maracatu, jongo, samba, bumba-meu-boi, entre outras.
Ivan Bernardelli é diretor, bailarino e pesquisador das danças desenvolvidas no Brasil em seus contextos históricos, sociais, culturais e filosóficos. Como diretor da Dual, criou espetáculos que exploram mitologias e fenômenos históricos brasileiros, como Terra Trêmula (2014), Profetas da Selva (2016), Chulos (2017), Linha Vermelha (2022) e Tropeiro(2023). Também dirigiu o filme Bruta Mirada (2020) e o espetáculo Pavão Misterioso (2024).
Como coreógrafo, trabalhou com a Cia. de Danças de Diadema, Cia. Sansacroma (SP), Coletivo Trippé (PE), Grupo Experimental (Recife, PE) e Companhia Jovem de Dança de Jundiaí (SP). Como bailarino, integrou companhias como o Balé Folclórico de São Paulo, Cia. De Danças de Diadema Cia. Fragmento de Dança, Cia. Siameses e Cie. À Fleur de Peau (França).
Recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio APCA 2023, Prêmio Denilto Gomes 2021, Prêmio Arte e Inclusão 2018 e Prêmio Brasil Criativo 2016 e foi indicado ao APCA 2020, APCA 2017 e Prêmio Bravo 2017.
É idealizador e professor do curso História Prática da Dança no Brasil, ministrando aulas e workshops sobre dança e cultura brasileira em instituições como a UNICAMP, PUC-SP e SESC.
Foi um grande prazer recebê-lo em nossa sede! Sua presença trouxe não somente os passos de dança, mas sim os pulsos, dinâmicas, energias, lógicas espaciais e bases de movimento que as danças brasileiras podem proporcionar para corporalidades e coreografias cênicas contemporâneas.






No Comments