Slide Foto: Lygia Contin Foto: Lygia Contin Foto: Lygia Contin Foto: Lygia Contin Slide Foto: Lygia Contin Foto: Lygia Contin Foto: Lygia Contin Foto: Lygia Contin Slide Foto: Lygia Contin Foto: Lygia Contin Foto: Lygia Contin Foto: Lygia Contin

QUEM SOMOS

Localizado na Zona Sul de São Paulo na comunidade de Paraisópolis, o Ballet Paraisópolis (BP) foi fundado em 2012 na União dos Moradores e Comércio de Paraisópolis, com o objetivo de transformar vidas por meio do curso de formação gratuita em dança, oferecendo aulas ballet clássico, dança contemporânea, pilates e história da dança, compondo a grade curricular do curso com duração de 09 anos para crianças e adolescentes entre 08 e 20 anos.

Em 2015 o Ballet Paraisópolis expande a sua sede para o atual prédio de 3 andares localizado na Rua Major José Marioto Ferreira, 12B, proporcionando uma infraestrutura apta e completa para os 200 alunos beneficiados atualmente. Outros 2000 crianças e jovens aguardam na fila de espera.

 Proporcionando-lhes o contato direto com a arte, educação e cultura, o curso inicia com um teste de seleção e termina com a formação – abrindo novas possibilidades e caminhos profissionais na área da dança, formando atualmente a Cia Ballet Paraisópolis. 

Nos primeiros anos de curso, os alunos realizam duas aulas semanais de balé clássico. A partir do quarto ano, são introduzidas aulas de contemporâneo. A longa trajetória de estudos fundamenta a formação dos futuros bailarinos e bailarinas.

 Em junho de 2021 o BP foi reconhecido oficialmente pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, como Ponto de Cultura. Em outubro do mesmo ano recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, um prêmio voltado para organizações que desenvolvem ações em prol da diversidade e promoção dos direitos humanos.

No ano de 2023, o Ballet Paraisópolis foi vencedor do Prêmio Governador do Estado de São Paulo na categoria “Dança” com a obra contemporânea “Bando e Formatura 2022”.
O Prêmio Governador do Estado de São Paulo foi instituído em 1950 e se destaca como a mais prestigiosa distinção cultural e artística de todo o Estado de São Paulo, sendo também a maior premiação em âmbito estadual do Brasil.

“O Ballet Paraisópolis surgiu da vontade de transformar a vida de famílias e levar arte, educação e cultura para Paraisópolis. Incentivaremos sempre nossos alunos na busca por melhores oportunidades de vida.”

Monica Tarragó – Diretora do Ballet Paraisópolis.

Foto: Marcelo Machado

MISSÃO

Formar artisticamente crianças e adolescentes através da linguagem da dança, estimulando o desenvolvimento artístico e social

VISÃO

Nos tornar um centro de referência em ensino e pesquisa de dança e cultura no país.

VALORES

Por meio de um trabalho em equipe, respaldado na ética, no amor e na excelência de ensino, fomentamos uma cultura de sonho e realização, incentivando o comprometimento diário para alcançar objetivos e ser feliz.

NOSSOS VALORES

SONHAR
Com uma nova visão, rotina, paixão e um novo futuro.

DESAFIAR-SE
Em propósitos que estimulem o crescimento individual, assim como de toda uma comunidade.

CRIAR UMA HERANÇA
Com um olhar para o outro e de transformação ao redor.

FAZER
Acontecer e alcançar os objetivos com excelência

SER FELIZ
Com transparência e cumplicidade, criando relacionamentos duradouros e unindo-se à pessoas de bem, que compartilhem dos mesmos valores.

COMO FAZEMOS

O BP utiliza uma linguagem universal da dança, a qual contempla e relaciona técnicas e métodos nacionais e internacionais, obtidos por nossos professores em companhias e universidades dentro e fora do Brasil. Deste modo, acreditamos que essa formação possibilita uma maior facilidade de adaptação aos diferentes estilos de dança.

Além disso, nossa forma de enxergar a transformação do aluno está, principalmente, na ideia de que não fazemos nada sozinhos. Assim, vivenciamos e estimulamos a união de três pilares que atuam em conjunto para que nossos objetivos sejam alcançados de forma assertiva. São eles: nossa equipe, alunos e as famílias.

Foto: Tomas Kolisch

APOIADORES

APOIADORES

Não é permitido essa ação