QUEM SOMOS
Localizado na Zona Sul de São Paulo na comunidade de Paraisópolis, o Ballet Paraisópolis (BP) foi fundado em 2012 na União dos Moradores e Comércio de Paraisópolis, com o objetivo de transformar vidas por meio do curso de formação gratuita em dança, oferecendo aulas ballet clássico, dança contemporânea, pilates e história da dança, compondo a grade curricular do curso com duração de 09 anos para crianças e adolescentes entre 08 e 20 anos.
Em 2015 o Ballet Paraisópolis expande a sua sede para o atual prédio de 3 andares localizado na Rua Major José Marioto Ferreira, 12B, proporcionando uma infraestrutura apta e completa para os 200 alunos beneficiados atualmente. Outros 2000 crianças e jovens aguardam na fila de espera.
Proporcionando-lhes o contato direto com a arte, educação e cultura, o curso inicia com um teste de seleção e termina com a formação – abrindo novas possibilidades e caminhos profissionais na área da dança, formando atualmente a Cia Ballet Paraisópolis.
Nos primeiros anos de curso, os alunos realizam três aulas semanais de balé clássico. A partir do quarto ano, são introduzidas aulas de contemporâneo. A longa trajetória de estudos fundamenta a formação dos futuros bailarinos e bailarinas.
Ao longo de sua trajetória, o Ballet Paraisópolis consolidou-se como um projeto social de referência nacional, impactando positivamente a vida de mais de 2.000 crianças e adolescentes desde sua fundação. Esse reconhecimento foi reforçado em junho de 2021, quando recebeu o título de Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Ainda no mesmo ano, em outubro, foi premiado na 4ª edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, honraria que também conquistou nas edições seguintes: 5ª, 6ª e 7ª, esta última em 2024, concedidas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo.
No ano de 2023, o Ballet Paraisópolis foi vencedor do Prêmio Governador do Estado de São Paulo na categoria “Dança” com o espetáculo “Bando e Formatura 2022”. O Prêmio Governador do Estado de São Paulo foi instituído em 1950 e se destaca como a mais prestigiosa distinção cultural e artística de todo o Estado de São Paulo, sendo também a maior premiação em âmbito estadual do Brasil.
Em 2024, o Ballet Paraisópolis foi agraciado com o Selo Igualdade Racial pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e pela Prefeitura de São Paulo, reconhecimento destinado a organizações que promovem igualdade e inclusão social. Essa conquista reforça o compromisso da instituição com a valorização da diversidade e a promoção da equidade, refletindo o rico mosaico cultural da comunidade de Paraisópolis.
Em janeiro de 2025, o Ballet Paraisópolis alcançou mais um marco significativo em sua trajetória ao receber a certificação de Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura. Esse título simboliza o reconhecimento do trabalho contínuo e dedicado em prol da transformação social por meio da arte, reafirmando a missão de democratizar o acesso à cultura e criar oportunidades que impactam gerações.
“O Ballet Paraisópolis surgiu da vontade de transformar a vida de famílias e levar arte, educação e cultura para Paraisópolis. Incentivaremos sempre nossos alunos na busca por melhores oportunidades de vida.”
Monica Tarragó – Diretora do Ballet Paraisópolis.
Foto: Marcelo Machado
NOSSOS VALORES
SONHAR
Com uma nova visão, rotina, paixão e um novo futuro.
DESAFIAR-SE
Em propósitos que estimulem o crescimento individual, assim como de toda uma comunidade.
CRIAR UMA HERANÇA
Com um olhar para o outro e de transformação ao redor.
FAZER
Acontecer e alcançar os objetivos com excelência
SER FELIZ
Com transparência e cumplicidade, criando relacionamentos duradouros e unindo-se à pessoas de bem, que compartilhem dos mesmos valores.
COMO FAZEMOS
O BP utiliza uma linguagem universal da dança, a qual contempla e relaciona técnicas e métodos nacionais e internacionais, obtidos por nossos professores em companhias e universidades dentro e fora do Brasil. Deste modo, acreditamos que essa formação possibilita uma maior facilidade de adaptação aos diferentes estilos de dança.
Além disso, nossa forma de enxergar a transformação do aluno está, principalmente, na ideia de que não fazemos nada sozinhos. Assim, vivenciamos e estimulamos a união de três pilares que atuam em conjunto para que nossos objetivos sejam alcançados de forma assertiva. São eles: nossa equipe, alunos e as famílias.
Foto: Tomas Kolisch